Brasil marca presença forte na Semana de Design em Milão
Mais importante evento do setor no mundo começa nesta terça; designers brasileiros ganham espaço tanto na mostra oficial quanto em exposições paralelas.
MILÃO – Uma semana de design segue a outra, certo? Na maioria dos casos, talvez. Mas não em se tratando de Milão. Capitaneados pelo Salão do Móvel, o mais importante do cenário internacional, os eventos programados para a primavera milanesa são, de longe, os mais aguardados. Em Milão, o design faz, e acontece, em todos os lugares: tanto na feira quanto nas ruas. O que é lançado por lá acaba ganhando, em questão de minutos, páginas digitais ou impressas. E, cedo ou tarde, espaço nas vitrines de todo o mundo.
Neste ano, em sua 62.ª edição, que começa oficialmente hoje, dia 16, e vai até domingo, dia 21, o Salone del Mobile leva aos pavilhões da Fiera Milano em Rho empresas de todo o mundo. A alternância de eventos bienais inclui, este ano, a realização da Eurocucina, mostra voltada para o segmento de cozinhas, o Salão Internacional do Banho, apresentando novas configurações para o ambiente, e ainda diversas instalações especiais.
Tudo isso sem considerar o chamado circuito Fuorisalone ou, em outras palavras, os quase 200 eventos que acontecem fora da mostra oficial e ocupam espaços, públicos ou privados, da cidade e seus arredores. “Materia Natura”, o tema deste ano, apresenta uma vasta programação de exposições e eventos que exploram as múltiplas conexões entre os dois universos.
Criatividade nacional
Para onde quer que se olhe, o Brasil está bem representado. Em sua última edição, o Salão recebeu quase 308 mil visitantes. Deles, 65% dos compradores e profissionais vieram de fora da Itália. A China lidera, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e, empatados em quinto lugar, Espanha e Brasil – o que coloca o País como o de participação mais destacada e crescente entre os latino-americanos.
A representação brasileira no Salão do Móvel ocorre no âmbito do Brazilian Furniture Project, uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Por lá, além dos lançamentos de grandes marcas, são apresentados projetos desenvolvidos por designers brasileiros conectados a fabricantes nacionais. Neste ano serão oito empresas nacionais com espaço expositivo e uma mostra que apresenta peças desenvolvidas em colaboração entre 22 marcas e mais de 40 designers nacionais por meio do programa.
Modalle, Sollos Jader Almeida, Century, Arboreal, Cristais São Marcos, Green House, St. James e Zen foram as marcas brasileiras contempladas pelo programa oficial. Paralelamente, por meio do projeto Design Brasil + Indústria, que integra o escopo do Brazilian Furniture, fabricantes associados a criadores brasileiros também vão ter seus produtos colocados ao alcance de uma audiência selecionada e internacional. Entre eles, designers renomados e em ascensão no cenário nacional como Jayme Bernardo, Rodrigo Silveira, Ibanez Razzera e Renata Távora.