De Milão para Nova York

O passageiro da rota Milão/ Nova York, unindo dois continentes, é o Design brasileiro. Mas o destino poderia ser qualquer uma das principais cidades do planeta Terra. Graças à criatividade e à funcionalidade de móveis assinados por profissionais do nosso país, o que é produzido aqui conquistou definitivamente espaço privilegiado em eventos e feiras internacionais. O curitibano Jayme Bernardo e o catarinense Jader Almeida, por exemplo, carimbaram passaporte em abril e maio para participar, primeiro, da Semana de Design de Milão, escala imperdível para arquitetos e designers que buscam inspiração, inovação e informação, e, em seguida, do International Contemporary Furniture Fair  – ICFF – na palpitante Big Apple.

PASSAPORTE: JAYME BERNARDO

MILÃO

Jayme Bernardo firmou parceria com a Modalle Móveis para integrar a coleção “Alma” da marca brasileira de mobiliário e acessórios outdoor, apresentada no 62º Salone del Mobile, em Milão. O arquiteto e designer curitibano lançou no evento, através de seu selo de design exclusivo Dieedro, o prático e versátil sistema modular “Dolce Far Niente” , demarcando assim sua primeira colaboração com a fábrica, que tem sede em São Paulo.

Jayme Bernardo traduziu com criatividade e praticidade a temática da coleção da Modalle –  a alma do morar e sua natureza essencial – inspirada nas palavras do poeta Vinicius de Moraes:  “Tudo é expressão (…). Voa de mim como uma incontenção de alma ou como um afago”.

A coleção minimalista Dolce Far Niente tem estrutura em alumínio, encosto trançado em corda náutica chata de 6mm, assento tapeçado fixo, tapeçaria de encosto removível. Módulos com medidas variadas possibilitam a sua montagem das mais diversas maneiras e se encaixam perfeitamente também em projetos indoor. Na ambientação, a mesa de centro Stella da Dieedro, da primeira colaboração com a Modalle, compõe harmoniosamente com a proposta da linha “pra dar uma pausa no dia a dia e simplesmente não fazer nada”.

NOVA YORK

Após a receptividade da coleção Dolce Far Niente em Milão, Jayme Bernardo desembarcou em Nova York para participar da ICFF. Um hiato em sua agenda de lançamentos pelo Brasil, que iniciou, no dia 5 de maio, em São Paulo, na loja Modalle, e inclui Curitiba, Goiás e Brasília nas escalas do arquiteto e designer.